Siracusa: a cidade mais grega da Sicília

compartilhe e comente:

O que fazer, onde ficar, as melhores praias, os melhores spots para ver o por do sol e muito mais

Siracusa fica hoje em território italiano, mas já foi a maior e mais próspera cidade da Grécia Antiga. Milênios depois, as ruínas gregas espalhadas por toda a cidade são o maior atrativo para milhares de pessoas que a visitam todos os anos – e não se arrependem.

As fachadas barrocas dão o ar arquitetônico da Ilha de Ortigia, o centro histórico e turístico. Ao passar por cada porta, você percebe que é a energia vibrante da cidade que contagia. Bares de vinho a beira-mar, o mercadão ao ar livre, restaurantes com cardápios de babar, música ao vivo e o retorno do jovem italiano.

É que a população mais jovem siciliana migrou da ilha nas últimas décadas em busca de melhores oportunidades de emprego, mas a Siracusa parece que vem conseguindo trazer uma parte dos seus jovens de volta. Quando retornam com a cabeça cheia de ideias, lugares com comida vegana abrem as portas, a vida noturna ganha outro tom (não espere nenhuma rave, tá mais pra barzinho com vista pro mar) e a cidade de revitaliza.


Walking Tour

Sempre uma das melhores maneiras de conhecer a cidade (e conhecer pessoas) é começando o dia com um walking tour.

Siracusa é uma cidade milenar e você verá a cidade de outra maneira depois de entender todas as civilizações que ali viveram e deixaram suas marcas.

Hermes Sicily Tour : O tour acontece toda segunda-feira às 17h30, de junho a setembro e é gratuito. No final do passeio, é aconselhado dar uma gorjeta para o guia, do valor que você puder e achar justo.

O idioma falado é inglês.


Praias

Se você está indo para Siracusa exclusivamente para pegar praia, está indo pro lugar errado. A cidade em si é mais portuária, com poucas faixas de areia e as praias boas ficam fora da cidade, cerca de 20min do centro.

A mais conhecida é Fontane Bianche, mas se você for para Plemmirio, encontrará uma reserva natural com água cristalina de tirar o fôlego. Caso esteja de carro, Marzamemi é o lugar! Uma vila de pescadores na costa do mar Jônico, com uma praia paradisíaca e comida maravilhosa a 56km de Siracusa.


Fazendo a Turista

Os must see (na nossa opinião)

  • Castello Maniace (vista maravilhosa)
  • Mercado Antigo de Ortiga (7h as 13h45)
  • Catedral de Santa Maria delle Colonne
  • Teatro Grego
  • Fonte Aretusa
  • Piazza del Duomo

Onde Comer
  • A Putia Restaurante italiano todo super aconchegante e menos tradicional. Peça a massa de pistache com camarão e juro que você vai nos agradecer pelo resto da vida
  • Caseificio Borderi O clássico sanduíche de peixe no mercado de Ortigia. Caso a fila esteja quilométrica (como às vezes acontece no verão), vá ao Fratelli Burgio e se delicie igualmente
  • Carnezzeria Para frutos do mar típicos sicilianos, esse é o lugar
  • MOON (move ortiga out of normality) Como falei lá em cima, os jovens vem voltando para cidade e abrindo lugares impensáveis 10 anos atrás. O MOON é mais que um restaurante 100% orgânico e vegetariano. É um centro cultural, café, bistrot, galeria.

Onde Ficar

* recomendamos apenas lugares que tivemos experiências próprias ou alguma mana da nossa comunidade indicou

Procure ficar próxima a Ilha de Ortigia, região mais viva e gostosa da cidade, onde praticamente tudo acontece. Se hospedar nas opções da ilha em si pode elevar muito seu orçamento, então veja as opções que ficam a até 2km de distância.

Hostel super bem localizado, do lado da estação de trem e de ônibus. de trem. Em 10min caminhando você chega até a Ilha de Ortigia e ainda passa por lugares super legais no caminho.

O hostel é aconchegante, tem um café da manhã simples incluso, barzinho e uma área externa boa para interagir.

A cozinha fica disponível o dia todo para quem quiser usar o staff é super simpático.


Como se Locomover

Não vá pra Sicília achando que vai ser organizado como o norte da Itália. A região é bem mais rústico e o GoogleMaps ainda não se entendeu por lá. As companhias de ônibus são super locais e muitas vezes não conseguimos achar nada online.

Portante, assim que chegar na sua hospedagem, peça para o itinerário dos ônibus local. Normalmente nos hostels eles já têm essas informações no quadro de avisos. Tire uma foto e esse será seu melhor guia.

O Moovit funciona muito melhor que o GoogleMaps na região. Não deixe de fazer o download. Companhias de ônibus interurbanos:

Siracusa não é uma cidade de roteiros. É para ser explorada. Entrar em cada ruela, admirar as diferentes flores que emolduram as sacadas. Apreciar a vista enquanto toma um gelato e caminhar mais um pouco.

Não as só as ruínas, mas também a mitologia grega dá um ar diferente a cidade, principalmente para a Ilha de Ortiga, seu o centro histórico e turístico.

 

 

 

 

compartilhe e comente:
Post publicado por:
já compartilhou 8 experiências
Victora é uma das fundadoras do Mundo Nosso. Apaixona por diferentes culturas e pela liberdade, está sempre em busca do próximo destino. Já morou na Itália, no Canadá e nos Estados Unidos e se tudo der certo, daqui a pouco vai se aventurar em uma temporada na Ásia. Como já diria o famoso meme, ela é "meio saladinha, meio baladinha". Ama uma aventura, esportes e ficar em um retiro no meio da natureza, mas também não perde uma boa festa e de experimentar o melhor da culinária por onde passar.

Deixe seu comentário!