Misteriosa e inexplorada. Assim é a Serra do Roncador, uma região de aproximadamente 800 km2 bem no centro do Brasil, de pura natureza e muitas montanhas.
De UFOlogistas àqueles que acreditam em um portal para Atlântida, muitos visitam a região em busca de respostas.
Mas vamos começar do começo…
Onde fica a Serra do Roncador?
A Serra fica no ponto mais central do Brasil, entre o Mato Grosso e o Pará. São 800km de natureza selvagem, cercada pelos rios Xingu, Kuluene, Araguaia e Rio das Mortes.
Pra quem?
Viajantes amantes de natureza, misticismo e que não buscam por muito luxo.
O que fazer?
Dentre tantas paisagens incríveis, o que não falta é atração. Os trekkings são as atividades mais comuns na Serra.
Dentre as atrações principais estão a formação rochosa Dedo de Deus, Furna do Mineiro, águas termais, Gruta Azul e muitas – muitas mesmo – cachoeiras, como a Cachoeira do Jatobá e Cachoeiras da Serra Verde.
Quando ir?
É possível visitar a região durante o ano todo.
Entre abril a junho é o período mais indicado, quando a vegetação está florida, as cachoeiras cheias logo após a temporada de chuva e o tempo seco.
Já de outubro a dezembro é a época menos recomendada. É quando ocorre o período de chuvas na região, deixando a vegetação bem verde e cachoeiras cheias. Porém muitos passeios podem ser cancelados devido as chuvas.
Como chegar?
A Serra do Roncador é de difícil acesso e normalmente as viagens tem início na cidade de Barra dos Garças, MT. A cidade fica entre Cuiabá, Brasília e Goiânia, sendo a última a mais próxima, a cerca de 5h de distância (378km).
Precise contratar guia?
Sim. A região ainda muito selvagem e inexplorada. São muitos quilômetros de mata fechada, sem trilhas ou pontos de referência bem delimitados
Ficaram com vontade de conhecer?