Onde se hospedar em Amsterdam e principais atrações de cada bairro

compartilhe e comente:

Cada um de seus bairros oferece seu próprio charme e personalidade, repleto de uma grande variedade de restaurantes, lojas, museus e lugares imperdíveis. Para aproveitar ao máximo este lugar vibrante, aconselhamos que você explore o que Amsterdam tem para oferecer, descobrindo todos os tesouros escondidos em cada uma de suas áreas.

No final da página você encontra o mapa da localização de cada bairro

Bairros de amsterdam

Amsterdam Noord – Buiksloterweg

Localizado do outro lado do rio IJ, atrás da Estação Central, Amsterdam Noord é diferente de todos os outros bairros da cidade. Combinando trechos arborizados com pequenas vilas de casas e algumas das mais impressionantes arquiteturas de Amsterdam, ir de balsa para a parte norte da cidade definitivamente vale à pena! Desde a abertura da linha de metrô norte-sul no início deste ano, o bairro realmente expandiu, com visitantes e moradores locais participando de festivais, exposições, museus, monumentos e muito mais. Distância: 5 minutos de balsa da Estação Central.

Não perca a oportunidade de visitar A’Dam Tower ao longo do rio IJ para uma vista única de 360º da cidade, e subir no balanço mais alto da Europa. Além disso, no complexo do edifício há restaurantes e até uma balada bastante conhecida, o Shelter. A melhor pedida é ir no final do dia e aproveitar o pôr do sol com música e drinks no lounge da torre.

A incrível arquitetura do Eye Filmmuseum garantiu que ele seja um dos marcos mais emblemáticos da cidade. Localizado em frente à Estação Central e ao lado da A’dam Tower, este museu de cinema também é um restaurante e um lugar para relaxar lendo um livro ou curtir o fim de tarde sentindo brisa incessante do lado norte.

Outro lugar favorito é o De Ceuvel, um café à beira-rio localizado no antigo estaleiro. Mais conhecido pela sua atmosfera relaxante e cozinha verde e sustentável, o café tem um extenso programa de entretenimento ao longo do ano.

Se você estiver com vontade de comer pela área, há uma seleção de lugares bem gostosos, pouco turísticos e com um preço acessível.

Como a parte norte de Amsterdam é bem extensa, veja com atenção as possibilidades de transporte – aqui são um pouco mais limitadas que o resto da cidade – e a distância das atrações que você quer conhecer. A balsa que faz o perscurso estação central- Buiksloterweg é gratuita e funciona 24h.

Amsterdam Noord – NDSM Wharf 

Um local bem improvável para um hotspot cultural, o NDSM Wharf está localizado dentro de um antigo estaleiro às margens do rio IJ em Amsterdam Noord, ao lado oposto à estação central. Distância: 5 minutos de balsa da Estação Central.

A área floresceu ao longo dos anos, tornando-se um dos principais centros artísticos da cidade, com uma comunidade próspera apoiando o crescente número de empresas, restaurantes e bares que estão se estabelecendo por lá.

Como o bairro possui enormes terrenos que ainda estão desocupados, o local se tornou conhecido por hospedar grandes eventos como performances, exposições, festivais e muito mais.

As atrações imperdíveis do NDSM incluem o IJ-Hallen, um dos maiores mercados mensais de pulgas da Europa, onde você literalmente encontra tudo por um preço beeem acessível. O Pllek, um restaurante e bar construído com contêineres antigos que oferece uma vista panorâmica do rio IJ e o Noorderlicht Cafe, um bar super único e diferente que fica dentro de uma grande estufa repleta de móveis vintage e música boa.

Veja com atenção as possibilidades de transporte – aqui são um pouco mais limitadas que o resto da cidade – e a distância das atrações que você quer conhecer. A balsa que faz o perscurso estação central- NDSM é gratuita mas opera em horários específicos.

Centro

O Centro é o coração pulsante e alma de Amsterdam, lar de muitas atrações turísticas,  animada vida noturna, restaurantes, lojas e canais. Também atrai um grande número de turistas, os preços são mais caros e em algumas partes pode ter muito barulho à noite.

A área central de Amsterdam é dividida em áreas menores, veja abaixo.

  • De Wallen: a parte mais antiga de Amsterdam, onde está o Red Light District com coffeeshops, prostitutas nas vitrines de luz vermelha, casas de striptease e sexo. É a parte mais turistica de Amsterdam e pouco frequentada pelos locais, que pode ser divertida para conhecer mas um pouco barulhenta para se hospedar e menos segura para andar sozinha a noite.
  •  Cinturão dos canais principais: É área mais nobre de Amsterdam com os canais e prédios mais famosos, lojas maravilhosas, restaurantes ótimos e, por incrivel que pareça, bem menos turistica que o Red Light District. Os preços de hospedagem e restaurantes são mais altos mas a sensação de estar vivendo na cidade vale a pena. É bem seguro andar qualquer horário do dia e da noite, você encontra muitos holandeses vivendo o seu cotidiano e desfrutando da cidade.
  • Jordaan: Originalmente construído para abrigar a classe trabalhadora e atualmente um reduto de artistas e designers, restaurantes e mercados de rua com uma vibe jovem hypster, mas deliciosamente histórica.

Todos esse lugares estão bem próximos da estação central e são muito bem servidos de transporte público e serviços. 

Westerpark

Muito perto do centro da cidade fica o movimentado bairro Westerpark, que faz parte do vasto Oeste (West) de Amsterdam. O parque, com o mesmo nome, é um oásis verde na cidade e que, na minha opinião, é o mais legal da cidade! Dentro do parque há uma combinação incrível de lojas, cafés, restaurantes, festas e eventos. Alguns estão localizados no interior da antiga fábrica de gás que existia ali. 

Este antigo centro industrial acolhe todos os anos uma série de festivais, exposições e eventos dentro do fantástico Gashouder e edifícios vizinhos. Há sempre algo novo para ser descoberto Westerpark!

Os lugares-chave para visitar incluem o  cinema Het Ketelhuis, Brouwerij Troost Westergas, o segundo bar da famosa (e deliciosa) cerveja local e o WestergasTerras, um restaurante que fica num antigo conservatório e tem vista linda para o parque.

Oud West / West

Oud West é um cantinho único da cidade, uma área charmosa com cafés e bares interessantes, lojas e alguns dos melhores restaurantes de Amsterdam, sobretudo quando se trata de especiarias. 

Essa área da cidade fica próxima ao centro de Amsterdam. 

A parte West foi construída como parte de expansão do centro da cidade no século XIX, o movimentado De Clercqstraat é um excelente exemplo, assim como o Overtoom, que é paralelo ao Vondelpark. O bairro ainda conserva um modo de vida local, com muitos imigrantes árabes e africanos vivendo por lá,  estabelecimentos menos turísticos e vizinhos que se conhecem pelo nome.

Um grande número lojas, cafés e restaurantes – e tudo mais que você queira encontrar – está na Kinkerstraat, mas uma das principais atrações do bairro continua sendo De Hallen. Antigo estacionamento dos bondes, este edifício se tornou um complexo de uma série de empresas, incluindo um hotel, um cinema e o lugar mais conhecido é  o Food Hallen, uma praça de alimentação com diferentes food trucks e  opções de comidas. Nessa área da cidade você está a mais ou menos meia hora de distância a pé do centro de Amsterdam.  

Há uma parte da região Oeste (West) que se chama Nieuw West e fica bem distante do centro e das atrações principais da cidade, mas os preços das acomodações são bem mais em conta. Mas uma dica importante é calcular o valor da passagem de tram/ônibus que você irá usar para se locomover x valor da hospedagem mais central. Às vezes fica elas por elas e você vai aproveitar mais se estiver próxima do centro. O bairro é bem servido de transporte públicos e serviços.  

De Plantage

Uma das áreas mais verdes da cidade, localizada na parte leste (Oost) e bem próxima ao centro, este bairro sofisticado é o lar de avenidas espaçosas e praças dignas de contemplação. O famoso Zoológico Artis, e o De Hortus, jardim botânico de Amsterdam estão localizado aqui.

De Plantage é um bairro conhecido por sua rica diversidade cultural, que vai desde o Dutch National Opera e Ballet, o Hermitage Museum, Jewish Historical Museum até o Royal Theatre Carré. Se você está em busca de cultura e sossego, esse é o lugar!

Essa área da cidade fica próxima ao centro de Amsterdam. 

Oost

Conhecido por suas largas ruas repletas de árvores, edifícios monumentais do século XIX diversidade cultural, o Amsterdam Oost abriga várias lojas únicas e cafés étnicos, bem como o relaxante parque Oosterpark, e o impressionante Tropenmuseum, museu dedicado a diversidade cultural do mundo.

Um lugar icônico do bairro é o Brouwerij ‘t IJ, uma cervejaria local localizada ao lado do Gooyer Molen, o mais alto moinho de madeira de Amsterdam! Aqui você pode experimentar vários tipos diferentes de cervejas sazonais e fixas…é um lugar imperdível! 

Outro edifício especial em Oost que vale conhecer enquanto passeia pelo bairro é Badpleu Javaplein, um aconchegante café/restaurante situado em uma antiga casa de banho do meio do século 20 – e que ainda traz vestígios de suas origens.

Se você ama comida turca, especiarias do Oriente Médio ou supermercados asiáticos, então este é o bairro para você! Certifique-se de parar pelo Dappermarkt local para comprar frutas e legumes frescos, experimentar peixes e iguarias orientais.

De Pijp

Não tenha medo de ir e se perder pelas ruas do quartier latin e hypster da cidade!

Repleto de cafés fofos, uma vasta mistura de restaurantes e bares, esta área é conhecida pelo estilo artístico e boêmio. O Sarphatipark é um mini oásis, um pequeno parque no meio do bairro perfeito para relaxar, fazer yoga, picnic ou simplesmente não fazer nada. 

Ele está a poucos passos do famoso mercado de rua Albert Cuypmarkt, o maior e mais popular mercado ao ar livre em toda a Holanda. Você definitivamente pode ficar passeando por horas por lá, pois há em torno de 260 barracas que oferecem de tudo, desde tecidos de seda a azeitonas mediterrâneas, e stroopwafels feitos na hora.

Oud Zuid

Lar de alguns dos museus mais famosos do mundo, Oud Zuid é um dos bairros mais elegantes de Amsterdam. Suas amplas ruas estão repletas de enormes mansões, boutiques e charmosos restaurantes. 

O bairro foi criado para ser a área cultural da cidade, há mais de um século atrás. Aqui estão o Rijksmuseum, o Van Gogh museum e o Stedelijk, dedicado a arte moderna. 

Perto da Museumplein encontra-se o Royal Concertgebouw, considerado uma das melhores salas de concerto do mundo devido à sua fantástica acústica – e que foi construído há 128 anos. 

Se você está interessado em fazer compras, não deixe de visitar a rua mais luxuosa da cidade, a P.C Hooftstraat. O bairro é vizinho do parque mais popular da cidade, o Vondelpark.

Zuidoost

Zuidoost abriga a área de negócios e os prédios mais altos de Amsterdam. Aqui é o lar do Ajax, do Johan Cruiff ArenA,AFAS Live, Ziggo Dome, bem como da área residencial De Bijlmer. 

Este bairro moderno se parece com qualquer cidade grande e se distancia da imagem clássica do centro de Amsterdam. Se você quer viver a vibrante cidade, aqui definitivamente não é um bairro para você.

Esta área de Amsterdam fica bem distante do centro e das atrações principais da cidade, mas os preços das acomodações são bem mais em conta. Mas uma dica importante é calcular o valor da passagem de tram/ônibus que você irá usar para se locomover x valor da hospedagem mais central. Às vezes fica elas por elas e você vai aproveitar mais se estiver próxima do centro. O bairro é bem servido de transporte públicos e serviços.  

 

 

 

compartilhe e comente:

Deixe seu comentário!