10 passeios imperdíveis para fazer nos Lençóis Maranhenses

compartilhe e comente:

Muita gente quando está indo para os Lençóis Maranhenses se pergunta “o que tem para fazer lá além de ver lagoas e areia? Não enjoa?” e para isso respondemos de boca cheia: não, não enjoa e tem muitas outras coisas para fazer. Mas além do parque, a região proporciona vários outros passeios incríveis, que vai fazer você se apaixonar ainda mais pelo Maranhão e seu povo.

Então já abre o bloco de notas e se prepara para anotar todas essas dicas.


1. Conhecer o máximo de lagoas que você puder, elas são muito diferentes entre si e suas belezas não enjoam nunca! 

  • muitas pessoas indicam um circuito de lagoas específicas para conhecer, mas ela são mutáveis de ano a ano, uma vez que são moldadas pelos ventos. Converse com os guias para saber quais são as lagoas ditas mais bonitas daquela temporada. 
  • Em Atins, o circuito famoso é do da Lagoa das 7 mulheres e a da Capivara
  • Já em Santo Amaro, indicam a Lagoa da Bethânea e das Esmeraldas

2. Fazer um tour de quadriciclo para o povoado de Baixa Grande

Esse passeio te permite conhecer um povoado que vive no coração do parque e ter lagoas infinitas só pra você! Saindo de manhã, contornamos o mar de Atins antes de adentrar mais a fundo no parque. O almoço foi na vila de uma família local, com coco colhido na hora do coqueiro e comidinha caseira. Nos surpreendemos com a quantidade de bichos que criavam e com o fato de terem energia solar bem no meio do parque. Faz muito sentido, porém nunca havíamos imaginado.

Para o fazer o tour é necessário contratar um guia local, não apenas alugar o quadriciclo, uma vez que você adentra muito no meio do parque e fica praticamente impossível se localizar sozinho. Recomendamos muito!

3. Passeio com um barqueiro local pelo Rio Preguiças

Parando no Caburé e Pequenos Lençóis. Indicamos pedir para o barqueiro parar ao longo do trajeto no rio nos lugares que ele mais gosta. Normalmente você terá a oportunidade de conhecer a casa e almoçar com alguns locais. 

4. Ver o por do sol no Canto do Atins

O fim de tarde na praia do Canto do Atins é uma pintura a parte, com uma mescla de cores vibrantes entre o por do sol e as pipas de kitesurf. Aproveite para sentar em uma das barraquinhas e pedir uma cerveja bem gelada. 

Para um fim de tarde animado e bons drinks, recomendamos as barracas Lar doce Mar e Bar.Co. Chegue cedo se quiser garantir uma mesa.

5. Fazer aulas de kitesurf

Atins se tornou um dos grandes points para velejar no Brasil e muitas escolas se instalaram por lá. Devido a toda equipamento necessário, o esporte exige um investimento relativamente alto para as aulas, cerca de R$250 por uma aula de 2h. Por outro lado, é um esporte relativamente fácil de aprender o básico e conseguir se divertir. A praia de Atins é um excelente lugar para iniciantes, uma vez que por ser a união de mar e rio, as águas são muito calmas e rasas, passando mais segurança ao praticante. 

Dica de ouro: pergunte na pousada e nas cabanas de praia sobre instrutores de kite locais, as aulas costumam ser muito mais baratas do que nas escolas. 

6. Sobrevoar com Lençóis

Se caminhar pelas dunas já é incrível, imagine poder ver 156mil hectares de lagoas e dunas de cima. Os amantes de fotografia piram!

O voo sai de Barreirinhas e tem duração mínima de 30min, saindo no valor médio de R$ 400 por pessoa. Recomendamos a empresa Voar Fotografia Aerea.

7. Veja o por do sol nas dunas

Pegue um passeio de meio período na parte da tarde para poder ver o por do sol dentro do parque dos Lençóis. Garantimos que será uma experiencia espetacular e inesquecível na sua vida. 

8. Ver os Planctôns brilhando água em Atins

Um “passeio” completamente de graça (e possivelmente romântico) para quem estiver hospedado em Atins.  A noite, os plactôns brilham na margem da praia e é a coisa mais linda do mundo. Parece que o céu estrelado desceu pro mar.

9. Experimentar um passeio noturno pelas lagoas

Esse passeio será possível se você estiver em Santo Amaro ou em Atins, que são as vilas já na entrada do parque. É preciso contratar um guia particular, mas a experiência de nadar nas lagoas mornas sob a luz do luar e puro silencio é complemente única!

Os guias costumam levar cadeirinhas de praia e um espumante para deixar o momento ainda mais mágico. Já imaginou a quantidade de estrelas desse céu?

10. Almoçar o camarão da Luiza ou do Antônio

Os restaurantes são vizinhos e ficam dentro do parque dos Lençóis. Normalmente os tours saindo de Atins param lá para o almoço.

Não pense que é qualquer camarão. Luiza e Antonio desenvolveram a própria receita e nunca tínhamos comido nada parecido. Dizem que antes de serem concorrentes, eles eram casados. Agora quem roubou a receita de quem, já não sabemos.


Deu mais um poquinho de vontade de ir logo pra esse paraíso? Sou suspeita, porque é um dos meus lugares preferidos no mundo!

O que mais você acrescentaria nessa lista?

compartilhe e comente:
Post publicado por:
já compartilhou 8 experiências
Victora é uma das fundadoras do Mundo Nosso. Apaixona por diferentes culturas e pela liberdade, está sempre em busca do próximo destino. Já morou na Itália, no Canadá e nos Estados Unidos e se tudo der certo, daqui a pouco vai se aventurar em uma temporada na Ásia. Como já diria o famoso meme, ela é "meio saladinha, meio baladinha". Ama uma aventura, esportes e ficar em um retiro no meio da natureza, mas também não perde uma boa festa e de experimentar o melhor da culinária por onde passar.

Deixe seu comentário!