- Quando ir: pode ser visitado o ano todo, mas com experiências diferentes em cada época.
De dezembro a março (verão) acontece a época de chuva, o que deixa as cachoeiras mais cheias e mata com um verde ainda mais vivo. Contudo, chuvas intensas podem fazer com que alguns passeios sejam desmarcados.
Entre maio e setembro (inverno) acontece a estação de seca, o que deixa os rios com a visibilidade ainda melhor para a flutuação e a quantidade de peixes também aumenta.
A alta temporada da cidade é considerada durante as férias escolares e feriados prolongados. Se for possível, evite essas datas, uma vez que a cidade fica muito lotada e os preços dos passeios aumentem.
- Passeios: o turismo de Bonito é muito organizado e os passeios devem ser agendados previamente através de uma das agências da cidade. Os preços são todos tabelados, ou seja, todas as agências cobram o mesmo valor para pelas atrações.
- Como chegar: o aeroporto mais próximo da cidade é o Aeroporto Internacional de Campo Grande, capital do estado, cerca de 300km de Bonito. Do aeroporto, é possível alugar um carro e a viagem leva em média 3h40. Outra opção é já deixar agendada uma van compartilhada através do hotel/ pousada que você ficará hospedado, ou pegar o ônibus convencional pela Cruzeiro do Sul, que pode demorar até 5h30 de viagem.
- Transporte: o ideal é estar de carro próprio para se deslocar mais facilidade e flexibilidade de horário para os passeios, lembrando que a maioria das atrações são distantes da cidade. Mas também é possível contratar serviço de van, taxi ou moto-taxi, sendo este último o mais em conta.
- Viajar sozinha: Bonito é uma ótima opção para viajantes solas, uma vez que é uma cidade segura, com o turismo muito bem organizado, tem muitas opções de pousadas para todos os bolsos e os passeios são todos em grupo.