Uma das paisagens mais únicas que existem no mundo! A imensidão do deserto, banhada por lagoas de água cristalina traz uma sensação única para casa pessoa que passa por ali. São mais de 36mil lagoas dentro do parque, mutáveis e moldadas de acordo com o vento. Os lençóis freáticos ficam a apenas 3 metros de profundidade e a incisão do sol muda completamente o visual das dunas e lagoas. Acredite, elas são completamente diferenetes uma das outras e você nunca vai se cansar de admirá-las.
Lençóis Maranhenses Maranhão
- Quando ir: junho a agosto são considerados os melhores meses para visitar, quando as lagoas ainda estão bem cheias e o tempo seco. Já de janeiro a maio acontece a época de chuva, evite. Setembro é o mês dos ventos, ótimos para praticar kitesurf.
- Aonde ficar: as principais bases em torno do parque são Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Recomendamos dividir a viagem entre Atins e Santo Amaro, fuja de Barreirinhas.
- Como Chegar: o aeroporto mais próximo fica na capital São Luís do Maranhão. Dali, são cerca de 4h de viagem até Barreirinhas (+1h de barco até Atins) e Santo Amaro, optando por fazer o trajeto de carro ou van compartilhada. Há também opção de ônibus comum.
- Quantos dias ficar: para desfrutar de verdade os Lençóis, recomendamos pelo menos 5 dias.
- Como se locomover: Dentro do parque, são aceitos apenas carros credenciados pelo ICMBio, ou seja, não adianta carro alugado ou próprio nessas ocasiões. Você pode optar por passeios em grupo ou com guias privados, que terão os próprios meios de transporte. Considere alugar carro apenas se você pretende fazer a Rota das Emoções ou se deslocar muito FORA do parque.
- Viajar sozinha: ao mesmo tempo que é um lugar de difícil acesso, os vilarejos de Atins e Santo Amaro são seguros e tranquilos. A maioria dos passeios são em grupo, o que facilita para conhecer outras pessoas.