Chapada dos Veadeiros Goiás

Mística, com cachoeiras majestosas e formações rochosas de milhões de anos, a Chapada dos Veadeiros é uma das regiões mais conhecidas do cerrado brasileiro e foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001. A região ocupa uma área de mais de 240mil hectares no estado de Goiás, incluindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É um destino de muitas aventuras e conexão interior.

 

Pronta para essa viagem?

OVERVIEW

  • Quando ir: é possível visitar a Chapada dos Veadeiros o ano todo. De maio a outubro acontece a época de seca e de novembro a abril a época de chuva.
    • Abril e Maio são ótimos meses para conhecer a Chapada com cachoeiras ainda bem cheias, pois é logo após o fim da época de chuvas.
  • Aonde Ficar: as três principais cidades para se hospedar são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, que compreendem a maior parte das atrações da região, incluindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
  • Como chegar
    • De carro: Brasília é a cidade com aeroporto mais próximo para que vem de outros estados. A partir do aeroporto é fácil alugar um carro e seguir pela BR-010 por 220km até Alto Paraíso. Para Cavalcante ou São Jorge a viagem continuará por mais alguns quilômetros.
    • De ônibus: há uma linha de ônibus direto saindo da Rodoviária Interestadual de Brasília até Alto Paraíso de Goiás. O trecho é operado pela viação Real Expresso, leva cerca de 4h30 e custa R$52,80  (valor de abr/2021). São Jorge e Cavalcante não contam com ônibus diretos saindo de Brasília, portanto será necessário descer em Alto Paraíso para depois seguir viagem.
    • Carona: é muito comum pegar carona na Chapada e existem até alguns grupos de Facebook dedicados a isso, como o Carona Solidária Chapada dos Veadeiros. Uma outra alternativa é o app internacional de caronas BlaBla Car.
  • Como se locomover: o ideal é estar de carro e de preferencia um 4×4. O transporte público para as atrações é inexistente. Contratar uma agência para fazer os passeios, um guia com carro ou pedir carona são outras opções.
  • Quantos dias ficar: quanto mais melhor! 4 dias é o mínimo que recomendamos para conhecer algumas das principais atrações em torno de uma única base. De 7 a 10 dias já é possível aproveitar trilhas e cachoeiras em torno de diferentes cidades e com mais tranquilidade.
  • Conexão de celular: dentro das cidades a conexão funciona bem para praticamente todas operadoras, porém é só pegar estrada que o sinal se torna inexistente. Não esqueça de baixaro GoogleMaps offline.
  • Dinheiro: praticamente todas os lugares na cidade aceitam cartão, já as atrações devem ser pagas em dinheiro vivo. Leve dinheiro vivo suficiente para a viagem toda, uma vez que só tem um Itaú em Alto Paraíso e nenhum banco em São Jorge.