É impossível ir para o México e não sentir a cultura milenar e vibrante no coração. O país abriga uma história riquíssima, que começa em uma das civilizações mais antigas do mundo, os Astecas, passando pelo boom da arte moderna, com Frida Kahlo e Diego Rivera. De vulcões ao mar do Caribe. Cenotes a museus contemporâneos. Vá ao México de coração aberto, explore as ruas, converse com as pessoas, e deixe todas as cores desse país tomarem conta de você.
México América Central
- Capital: Cidade do México
- Idioma: Espanhol
- Moeda: Peso Mexicano
- Visto de Viagem: Não há exigência de visto para turistas brasileiros
- Seguro de Viagem: Não é obrigatório mas recomendado
- Covid: Atualmente não há grandes restrições para entrada de turistas no México, apenas teste de covid na chegada no país
- Quando ir: depende muito região do país que você pretende visitar. Dezembro a abril são os meses mais secos do país e também a alta temporada, principalmente no litoral do atlântico. Já setembro e outubro traz a estação de temporais com possíveis furacões e tufões no litoral. No norte do país, o clima é seco e dificilmente chove.
- Segurança Geral: o México é um país que exige cuidado e uma pesquisa prévia para saber por onde está andando. Nesse aspecto, se assemelha muito ao Brasil. Em geral, o maior risco para viajantes são os furtos. Proteja seus pertences, evite mexer com coisas de valor em público e fique muito ligado na hora de fazer pagamentos em dinheiro. O valor do peso pode ser confuso e algumas pessoas se aproveitam.
- Segurança para as Mulheres: se informe bem com pessoas locais de confiança antes de sair andando por qualquer lugar. Além das precações listadas acima, evite andar sozinha na rua a noite. Os homens podem ser inoportunos, mexendo com você de forma indesejada na rua.
- LGBTQI+: viajantes LGBTQI+ não devem ter problemas no México, mas devem ter em mente que ainda estão em um país muito religioso, onde machismo e preconceito ainda são muito comuns. Baladas, bares e grupos gay são super populares, inclusive nas regiões mais turísticas do país
- Transporte: o transporte interno no México é bom e variado. Você pode chegar a praticamente qualquer lugar de ônibus. Alugar carro também é uma boa opção, uma vez que é barato, não exige carteira internacional e dá muito mais liberdade para o roteiro. Avião também é uma boa opção para viagens de longa distância e se comprado com antecedência, é possível encontrar bons preços.
- Tipo de Tomada: A eletricidade é de 110V. As tomadas são tipo A e B (dois buracos, quadradas).