Egito África

O Egito é um dos destinos mais antigos da Terra, o berço da antiga civilização egípcia. O país está localizado no Norte da África e faz fronteira com Israel, Faixa de Gaza, Sudão e Líbia. O país também é cercado pelo Mediterrâneo e pelo Mar Vermelho, e o maravilhoso rio Nilo, que é um componente essencial para a economia.

O resultado é uma cultura com inúmeras camadas, que parece respeitar a sua história antiga e a vida  moderna. Os camponeses do Nilo e as tribos beduínas do deserto vivem da mesma forma que seus ancestrais há mil anos. O Egito é muito mais do que pirâmides e faraós, a natureza e seu povo são a parte mais especial do país.

OVERVIEW

  • Capital: Cairo
  • Idioma: Árabe
  • Moeda: Libra Egípcia (EGP)
  • Religião oficial: Islamismo
  • Visto de Viagem: Obrigatório e é obtido ao chegar no aeroporto do Egito
  • Seguro de Viagem: Não é obrigatório mas muito recomendado
  • Vacina: Febre Amarela é obrigatória e é preciso ter o certificado internacional da ANVISA junto ao seu passaporte para entrar no Egito.
  • Vacina Covid-19:  AstraZeneca, Sinopharm, CoronaVac, Sputnik V, Covishield
  • Quando ir:  O período turístico começa no final de novembro até o final de fevereiro, considerada pela maioria como a melhor época para visitar. O clima do Vale do Nilo é ameno durante toda a temporada de inverno, embora em Cairo possa estar nublado e frio. O inverno também é o período mais movimentado para os resorts do Sinai, mas Hurghada é movimentada o ano todo. Março ou abril também são boas épocas para visitar porque têm um clima agradável. Em maio, o calor ainda é tolerável, mas, depois disso, o sul e o deserto ficam insuportavelmente quentes e a poluição no Cairo fica ainda maior.  De outubro até o início de novembro é a época ideal para evitar multidões e o clima está gostoso.
  • Calendário Islâmico: O calendário islâmico e os feriados podem afetar sua viagem. O mais importante é o Ramadã, o mês de jejum diurno, que pode acabar dificultando a alimentação e o transporte.
  • Segurança: Por conta de eventos recentes, podemos dizer que a situação no Egito não é a mais segura para uma viagem, mas em geral o Egito é um lugar seguro para visitar quando se trata de violência e crimes graves.  Você pode ter problemas com pequenos crimes e golpistas, sobretudo batedores de carteira nas principais cidades do Egito, especialmente no Cairo. Se você acabar em uma situação dessa, não hesite em gritar “Harami” (que significa criminoso). Evite sair da rota “turística”, mesmo que essa seja a forma como você normalmente viaja. Só faça isso com guias de extrema confiança.
  • Segurança para as mulheres: A maioria das mulheres de são chamadas de “lindas e gata”, homens assobiam e até comentários ofensivos, aquele tal assédio que já conhecemos.  Por isso, evite ir sozinha ou somente com outras mulheres em locais das cidades que estão repletos de bares e discotecas. Neste lugares há mais chance de se deparar com pessoas embriagadas ou fora de controle. Use roupas que cubram os braços, os ombros, os peitos e as pernaspara minimizar a atenção indesejada. Não saia de cabelo molhado na rua, pode ser entendido como um convite sexual.
  • Transporte: O transporte público egípcio é, em geral, muito bom. Há uma rede ferroviária eficiente que conecta o Vale do Nilo, Delta e Canal Zone. Em outros lugares você pode viajar facilmente de ônibus ou táxi compartilhado. No Nilo, você pode viajar de barco e no deserto há andar de camelo. Para os que tem pressa, a EgyptAir oferece uma rede de voos domésticos.
  • Tipo de Tomada: 220v – tipo C (com dois furos cilíndricos)