Saco do Mamanguá, um fiorde tropical entre Rio e São Paulo

compartilhe e comente:

 

Vista do Pico do Pão de Açúcar

 

Entre Rio e São Paulo, mais especificadamente em Paraty,  existe um lugar que você pode se refugiar do caos das cidades grandes, em que o tempo passa devagar, a natureza está em todos os lados e que cultura caiçara ainda prevalece.

Onde fica:

O Saco do Mamanguá fica no município de Paraty mas está a 1 hora de barco de distância da cidade . Se você quiser conhecer a fundo o Mamanguá – o que vale muito a pena! – recomendamos se hospedar diretamente lá e deixar para conhecer Paraty na ida ou na volta da viagem.

meus lugares preferidos:

Os passeios e restaurantes que mais amamos são o pico do Pão de Açúcar, o manguezal, a cachoeira da praia do engenho, a ilha, remar e caminhar pelas trilhas. Também recomendamos o restaurante Mamanguá Beach Bar que é perfeito para um fim de tarde pé na areia com drinks deliciosos, uma moqueca incrível e a noite rola uma pizza de fermentação natural. Para comer petiscos e porções, o restaurante do Dadico.  Almoço caiçara na dona Gracinha também é incrível!

Vista do Pico do Pão de Açúcar no pôr do sol

Como chegar:

No Mamanguá não há ruas ou estradas, por isso a maneira mais fácil de chegar até o Mamanguá é de barco saindo da praia de Paraty Mirim, mas também há uma trilha que também começa em Paraty Mirim.

No Saco do Mamanguá as pessoas se conhecem pelo nome, o mar é calmo e a mata atlântica é abundante. 

Não há sinal de internet e isso se torna um convite para se conectar consigo mesma, com aqueles que estão ao seu redor e com o momento presente. A paz e a segurança são sentidas por quem vive e visita esse paraíso.

 

Hospedagem:

Hostel é a melhor opção quando você é viajante sola porque, além de ser mais em conta, oferece a possibilidade de conhecer outras mulheres e dividir histórias. O Mamanguá Beach Hostel fica na beira da praia, é o único albergue do Mamanguá e oferece a opção de quartos compartilhados femininos. Se você quiser uma pousada, o Refúgio Mamanguá é ideal para casais apaixonados e tem jantares deliciosos.

Olhar Feminino:

O Mamanguá é um lugar bem seguro para mulheres viajando sozinhas e para todos os turistas.  Os passeios – sobretudo o manguezal – deve ser acompanhada de, pelo menos, mais uma pessoa. Caminhar na trilha principal e remar é bem mais tranquilo de ir sozinha.

compartilhe e comente:

Deixe seu comentário!