VIAGEM SOLA
O fato de você estar viajando sozinha é sempre uma experiência muito especial, né? De você estar com você mesma. Acho que é a solitude é uma coisa muito importante nos dias de hoje. Quantas vezes a gente tem uma projeção e uma busca eterna por esse amor romântico e o quanto é fundamental é aprender a se apaixonar pela gente pra podermos viver qualquer tipo de relação e estarmos inteiras.
Acho que toda a viagem você volta uma pessoa diferente, espero que cada vez mais tenham mulheres viajando sozinhas.
Antes de eu ir viajar, eu fui jantar com umas amigas do colégio e elas falaram “nossa, Lara, impressionante como você conhece gente, eu acho que a gente só tem os mesmos amigos do colégio”. Isso me deu um aperto no coração porque uma das coisas que eu tenho mais tesão na vida é conhecer gente. Acho que independente de relacionamento, é muito importante que a gente se abra, conhecer novas pessoas, novas culturas, novos sabores. E pra mim é isso que faz a vida valer a pena.
Por que Caraíva?
Eu resolvi ir para Caraíva porque é um lugar em que eu me sinto muito em casa, é um lugar em que eu me sinto muito bem. Aquele encontro do mar com os rios é uma coisa que me acalma muito. Poder fazer esporte, ao mesmo tempo tem aquele centrinho que é super charmoso com vários restaurantes. E lá eu encontrei alguns amigos, fiz outros amigos. Acho que isso é uma coisa muito legal, você acaba se abrindo muito mais quando está viajando sozinha.
DICAS ESSENCIAIS
Viajar sozinha nunca é uma missão 100% tranquila. Então a primeira coisa que eu indico é pegar um transfer de confiança quando você chegar em porto seguro.
Eu fiquei numa pousada chamada Lumar que também era super bem localizada e lá eu encontrei um casal de amigos e eles também me apresentaram alguma pessoas.
Eu fiz bastantes passeios, caminhadas, fui para o Satú que é um lugar lindo que tem uma piscina natural, corri na areia, andei de barco e de canoa, nadei. Também adoro conhecer o comércio local, olhar os artesanatos, comer o pastelzinho do Pará, dar uma caminhada pelas ruelinhas super charmosas. Caraíva está crescendo muito, é impressionante. Já era outra Caraíva desde a primeira vez que eu fui pra lá.
OLHAR FEMININO
Caraíva é um roteiro que infelizmente você precisa ficar atenta, como vários lugares do mundo, tem uma história de um estupro lá e isso foi uma das coisas que me deixou preocupada. Sair a noite sozinha, esse é um tipo de coisa que você tem que ficar ligada, como caminhar na praia escura, tem algumas ruelas. Eu até pensei em comprar um spray de pimenta e sempre ter na bolsa. Infelizmente não dá pra gente ignorar que sempre pode ter uma violência. Isso foi uma das coisas que mais me pegou. Mas ao mesmo tempo eu acho que é se abrir para o novo, é você estar atenta, é se permitir conhecer coisas novas.
Para todas as mulheres: Nós realmente temos que nos forçar a buscar nossa independência, fazer nossos passeios, nossos programas sem depender de alguém e para sermos nossa melhor companhia – sempre!